PERFIL DO EDITOR

Apresento-me relatando que sou: brasileiro, natural do município do Rio Grande, Estado do Rio Grande do Sul. Nasci em 16 de setembro de 1978 no contexto mundial de uma sociedade capitalista tendo como processos históricos a Guerra Fria e a Ditadura Civil-militar no Brasil. Fui estudante da escola pública nos ensinos fundamental e médio. E, em alguns momentos complementei meus estudos na rede privada de educação e na educação de jovens e adultos. Tenho formação acadêmica em História licenciatura e bacharelado e em Educação Ambiental especialização e mestrado. Fui e sou estudante da universidade pública complementando meus estudos em universidades e órgãos privados de educação presencial e à distância.

 

Membro de família das classes populares, sou neto de trabalhadores e trabalhadoras dos setores, portuário (avô paterno), pesqueiro (avó paterna), calçadista (avô materno) e religioso (avó materna). Filho de um trabalhador do setor público portuário e sindicalista com uma trabalhadora do lar e estudante da universidade pública. Pai de um casal de adolescentes e estudantes da escola pública. Irmão de dois trabalhadores do setor portuário. Tio de um menino estudante da escola pública.

Atuo profissionalmente como servidor público nos cargos de Professor de História na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) da Prefeitura Municipal de São José do Norte (RS) e de Educador Social na Secretaria de Município de Educação (SMEd) da Prefeitura Municipal do Rio Grande (RS). Nesta secretaria atuo como assessor pedagógico no Núcleo de Orientação e Supervisão e na coordenação operacional da Tecnologia Social Busca Ativa Escolar. E, também atuo como assessor pedagógico no Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da SMEd. Na pesquisa, atuo nos Grupos de Trabalho da Associação Nacional de História, secções estadual e nacional de História Ambiental, e no Grupo de História, Memória e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande.

Como pode ser observado, sou neto, filho e membro da classe trabalhadora e dos setores populares. E, também, filho, pai e estudante, todos frequentadores da escola e universidade pública. Minha identificação política é com a classe trabalhadora e os setores populares da sociedade. Dos movimentos de resistência afro-brasileiro tenho influências do Rap Nacional.

           

Essas palavras foram tecidas para expor que, cultural e politicamente sou e estou nas fileiras das classes trabalhadoras e setores populares e tenho consciência e pertencimento ao meu lugar no mundo. Isto é, sou e estou do lado dos social, cultural e ambientalmente oprimidos na organização societária em vigor. Nesse sentido, me coloco dentro de uma linha de práxis de Educação Social Popular na Formação de Educadores (as) Ambientais, identificado e inserido no grupo de trabalho que procura edificar bases teóricas e práticas para a transformação societária visando a emancipação social e ambiental popular.

Bread Soares Estevam

Professor Historiador

Educador Social

Educador Ambiental

#ficaemcasa #contraocodiv19 #isolamentosocial

Copyright © Bread Soares Estevam. Todos os direitos desta edição reservados à Bread Soares Estevam.

Criado em 2016 no editor do Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now